sábado, 26 de fevereiro de 2011

Arroz com Pequi














Ingredientes:

1/4 de xícara de chá de de óleo
1/2 litro de Pequi lavado
2 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada
2 xicaras de chá de arroz
4 xícaras de chá de água quente
sal a gosto, pimenta de cheiro, salsinha, cebolinha picada a gosto. 

Preparo:

Coloque o pequi no óleo (se usar o fruto inteiro, não é necessário cortar, más cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando a arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e a cebolinha. Evite usar panela de ferro para não deixar a fruta preta. 


http://receitaspraticasparaodiaadia.blogspot.com

Moqueca de peixe

Imagem de uma deliciosa moqueca em uma panela de barro acompanhada de uma panela de arroz.
 
Ingredientes

2 kg de peixe fresco ((badejo, robalo, papa-terra, pargo)
4 a 5 maços de coentro
4 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas pequenas
Tomate a gosto
2 limões
Azeite de oliva (azeite doce)
Óleo
Colorau
Pimenta 

Modo de fazer

Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de 1 limão. Conserve assim por uma hora.
Em uma panela de barro grande coloque:
2 colheres de óleo, 1 colher de azeite, cebolinha verde, cebola branca e coentro (tudo bem picadinho), tomate cortado em rodelas e colorau. Em seguida, arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados.  Cozinhe em fogo brando. Quando começar a ferver, pingar gotas de limão. Fechar a tampa. Espere 10 minutos e experimente o sal.
Dicas de Lucilina: não pode deixar a moqueca ferver, pois o peixe endurece;  a panela de barro, quando retirada do fogo, continua cozinhando o peixe por mais cinco minutos; a moqueca servida na panela de barro conserva a temperatura por  mais tempo.


http://www.viagemesabor.com.br

temperos

 




Conhecer o leque de temperos naturais é uma garantia de renovação do sabor dos pratos. Dependendo de suas cores, aromas e grupos, os alimentos pedem diferentes tipos de temperos. Confira as orientações da publicação do Sesc/RS Receitas do Mesa Brasil.

Alecrim: tem qualidades aromáticas e medicinais. Por ter sabor forte, marcante e levemente amargo, é indicado como tempero de uma infinidade de pratos culinários.

Aipo marrom: também chamado de sal de aipo, aromatiza o sal. Usado em pratos com ovos, aves, sucos de tomate, saladas de batata, atum e cozidos.

Alho-poró: hortaliça com sabor muito semelhante ao da cebola. Utiliza-se tanto o bulbo (parte mais branca) quanto as folhas. É empregado em sopas, saladas e ensopados.

Cheiro verde: mistura da salsa com a cebolinha. Com uma pitada de louro, é utilizada para realçar o sabor de patês, molhos e cozidos.

Chili: planta da família do pimentão. Seu sabor é picante e o fruto costuma ser usado inteiro, moído ou seco. Tradicional da culinária mexicana, é muito usado em carnes.

Curry: de sabor exótico, é um dos temperos mais antigos do mundo. Mistura de várias ervas e especiarias, entre elas, curcuma, gengibre, coentro, cominho, canela, é usada em receitas com ovos, sopas, peixes, carnes e aves.

Manjerona: além de muito aromática, tem inúmeras propriedades medicinais. Pode substituir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado. É utilizado em carnes como as de porco e carneiro, queijos, ovos, aves, peixes ensopados e pizzas.

Noz-moscada: originária da Indonésia, seu sabor lembra uma mistura de canela com pimenta-do-reino. Utilizada tanto para salgados quanto para doces, pode ser encontrada em pó ou inteira para ser ralada. Deixa um sabor diferente em recheios de massas, em carnes e até em coquetéis.

Orégano: originário da Grécia, tem aroma forte e penetrante. Condimento indispensável em pizzas, molhos e outros pratos. Pode ser consumido fresco ou seco.

Pimenta branca: extraída da pimenta-do-reino. Tem sabor mais suave que a preta e é utilizada em pratos mais claros como molho branco, carnes brancas, peixes, sopas claras e maionese.

Sálvia: originária do sul da Europa. É uma erva usada na culinária como condimento para galeto, carne de carneiro, porco, queijos, tomates, recheios e pratos da cozinha italiana.

Vinagrete: mistura de vinagre, água, óleo, cebola, tomate e pimentão. Usado para temperar carnes, aves, peixes e vegetais ou como acompanhamento.


http://wp.clicrbs.com.br

Espaguete alho e óleo


Espaguete alho e óleo

INGREDIENTES
xicara
- 320g de espaguete
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
- 6 dentes de alho
- sal 
MODO DE PREPARO

Coloque o espaguete para cozinhar em bastante água com sal, enquanto isso, coloque em uma frigideira grande o azeite. Leve ao fogo, junte 3 dentes de alho inteiros com a casca e 3 dentes de alho descascados e divididos na metade.

Adicione a pimenta e deixar por alguns minutos, escorra o espaguete quando estiver ao dente, coloque na frigideira com o alho e deixe no fogo por alguns minutos. Acerte o sal e sirva.

http://www.guiadaculinaria.com.br

Costela assada no forno



Ingredientes
3 kg de costela não muito gordurosa
Alho
Sal a gosto
Pimenta bode agosto
Cebola
2 sachês sazon para carne (em balagem vermelha)
Papel alumínio


Modo de Preparo

1.Amasse o alho, juntamente com o sal, pimenta, cebola e sazon, passe esse tempero muito bem na costela
2.Envolva a costela já temperada no papel alumínio por três vezes (três folhas de papel alumínio)
3.Deixando a costela em contato com o lado mais brilhante do papel, lembrando de apertar bem as bordas para ficar bem lacrado
4.Leve ao forno quente por 2 horas
5.Depois deste tempo retire o papel alumínio e deixe no forno para dar uma douradinha
6.Fica uma delícia
7.Lembrete: É melhor quando temperada de véspera

BOLINHO DE ARROZ COM QUEIJO



Ingredientes:

- 1 xícara de arroz
- 1 ovo
- 1 col. de chá de sal
- 1 col. de chá de manteiga
- 1 col. de sopa de salsinha picada
- 1 col. de sopa de cebolinha picada
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Recheio:

- mussarela cortada em quadradinhos


Modo de Preparo:

Coloque o arroz em um pote e amasse muito bem com as mãos para formar uma massa. Em seguida acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Faça uma bolinha com a massa de arroz e abra-a na mão, em seguida coloque um quadrado de mussarela no meio e feche bem. Para finalizar, coloque os bolinhos no óleo quente até que fiquem dourados
Bom Apetite